quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Erradicação e Controlo de espécies de Flora Invasora na Reserva Natural da Lagoa do Fogo

O Governo Regional dos Açores está a desenvolver um trabalho de grande importância no que diz respeito à erradicação de espécies invasoras em zonas ambientalmente sensíveis. Para este fim, foi desenvolvido um Plano de Erradicação e Controlo de Espécies de Flora Invasora em Áreas Sensíveis, o PRECEFIAS. Este plano define como devem ser removidas as espécies invasoras sem que se ponha em causa a flora natural.
Em S. Miguel, a Direcção Regional do Ambiente em colaboração com a Associação A Mata, está a actuar numa superfície com cerca de 10 hectares na Reserva Natural da Lagoa do Fogo.
Da lista de espécies a erradicar fazem parte: Gunnera tinctoria (Gunera), Clethra arborea (Cletra), Leycesteria formosa (Madressilva dos Himalaias), Ulex europaeus (Pica ratos), Hedychium gardenerianum (Conteira), Pittosporum undulatum (Incenso), Cryptomeria japonica (Criptoméria), Tritonia x crocosmiflora (Palmites), Rubus ulmifolius (Silvado Bravo), Solanum mauritianum (Tabaqueira), Acacia melanoxylon (Acácia), Polygonum capitatum (Erva confeiteira), Pteridium aquilinum (Feto das pastagens) sendo a área correspondente a 10 hectares.


Este tem sido um trabalho meticuloso e bastante exigente para quem o desempenha no sentido em que é fundamental conhecer todas as espécies a erradicar bem como conseguir preservar a biodiversidade existente nesta reserva natural.


Tendo em conta a área em questão e a densidade vegetativa existente, torna-se bastante dificil trabalhar quer por falta de estabilidade física dos trabalhadores quer pelo dificil acesso a determinados locais.


Este trabalho tem sido acompanhado quer por técnicos da Direcção Regional do Ambiente em colaboração com a técnica da Associação A Mata.






Sem comentários: