Mata Dr. Fraga

A Mata do Dr. Fraga localiza-se na estrada regional das Furnas, ocupando cerca de 15.000 m2, tendo a sua construção sido iniciada há cerca de 150 anos, no entanto, foi só no final do século XIX que o Dr. Fraga, proprietário do jardim, terá introduzido a maior parte dos melhoramentos no sentido de valorizar a colecção botânica e rede de caminhos". Conta quem sabe que foi neste local que foi feita a recepção do Rei D. Carlos e de D. Amélia aquando da sua visita régia a S. Miguel, em 1901. Com o passar dos anos, e consequentemente com a morte do proprietário, o jardim caiu em mãos alheias, que naturalmente deixaram de cuidar do espaço, tendo-se tornado num terreno baldio.
Foi no ano de 2006 que Jaime Manuel Serpa da Costa Rita, então Presidente de Junta de Freguesia da Maia, e sua equipa (Dolores Morais e António Rodrigues) deram inicio ao processo de aquisição do terreno da Mata do Dr. Fraga. Nesta altura que sentiu-se  necessidade de criar uma associação, a Associação A Mata, para dar continuidade ao projecto de requalificação, sendo a mesma constituída por Jaime Manuel Serpa da Costa Rita, Francisco do Couto Sousa e Eduardo Jorge Branco de Almeida, actuais dirigentes da mesma.
Todo este processo teve a colaboração da Secretária Regional do Ambiente e Mar,  Dr.ª Ana Paula Marques que desde o inicio mostrou interesse e empenho na requalificação da Mata Dr. Fraga bem como na sua possível integração na Rede de Jardins Botânicos.

Após constituição da Associação, foi celebrado um acordo entre a Junta de Freguesia da Maia e a Associação A Mata para que a segunda ficasse responsável pela gestão, manutenção e conservação da Mata. A obra de requalificação incluiu a salvaguarda e valorização da estrutura verde e a criação de espaços para actividades de lazer, recreio e educação ambiental. O protocolo abrangeu a salvaguarda do Património botânico existente e que remonta ao século XIX, a valorização da colecção botânica a nível de espécies ornamentais e espécies características das associações locais, bem como dos caminhos com reposição de pavimentos e expansão da rede de caminhos.
Na Mata Dr. Fraga é possível encontrar um circuito de manutenção, equipamentos de lazer e de educação ambiental, um lago temporário, parque de estacionamento e instalações sanitárias com excelentes condições. 
O espaço está aberto todos os dias úteis das 09h00 às 18h00 e aos fins-de-semana e feriados das 10h00 às 19h00.