Foi no passado dia 21 de Março que a Associação A Mata, à semelhança do que tem vindo a fazer nos últimos anos acolheu o Dia Mundial da Árvore e da Floresta na Mata Dr. Fraga.
Uma data que neste ano de 2011 foi celebrada com maior intensidade pelo mundo inteiro por este ter sido declarado o Ano Internacional das Florestas, mas que para nós não foi mais importante do que nos anos anteriores, a Associação tem e terá sempre a preocupação de sensibilizar toda a comunidade para a importância de conservar e preservar as nossas árvores, a nossa floresta, o nosso Planeta. Neste sentido, e porque a preocupação não se fica apenas pelas árvores e pela floresta, decidimos celebrar também o Dia Mundial da Água no dia 22 de Março, um recurso não menos importante e que sem ele não conseguiríamos viver.
Foi assim, que durante 2 dias, a Mata Dr. Fraga, acolheu crianças do 1º e 2º ciclo, desenvolveu actividades lúdico-pedagógicas, sensibilização ambiental, conhecimento de espécies endémicas, experiências divertidas alusivas ao tema "A Água" e relacionadas directamente com a vida real e com a importância de preservar este recurso.
Para além das crianças, pudemos contar com a presença do Eng.º José Mendes em representação do Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, da Eng.ª Ana Marçal em representação da Direcção Regional do Ambiente e Mar e do Sr. Jaime Rita, Presidente da Associação A Mata que ao longo das actividades deram o seu contributo na sensibilização dos participantes, bem como na plantação de espécies endémicas na Mata Dr. Fraga.
Este é um trabalho que a associação dará continuidade, pois as crianças de hoje, são os Homens de amanhã e acreditamos que o melhor caminho a seguir para um futuro sustentável, é o de educar os mais novos para que os mesmos incentivem os adultos a fazê-lo.
A concretização destas actividades só foi possível graças ao empenho e dedicação que a Direcção da Associação tem prestado mas também ao apoio da Junta de Freguesia da Maia, Ludoteca Itinerante da Casa do Povo da Maia, Direcção Regional dos Recursos Florestais e Direcção Regional do Ambiente e Mar.
Sem comentários:
Enviar um comentário