A Associação A Mata comemorou esta semana o Dia Mundial da Árvore e da Floresta na Mata Dr. Fraga. Todos sabemos que habitualmente esta efeméride é comemorada no dia 19 de Março, mas apesar do esforço, o mau tempo não o permitiu, tendo sido por isso adiada para dia 28 de Abril.
Assim, foi com grande alegria e animação que a Mata Dr. Fraga recebeu mais de 250 crianças, professores, e auxiliares das escolas das freguesias da Maia, São Brás e Porto Formoso, não esquecendo a importante presença da Directora Regional dos Recursos Florestais, Eng.ª Anabela Isidoro, que partilhou com todos a história da verdinha, uma forma engraçada de transmitir aos mais novos o ciclo de vida de uma árvore e a importância de manter este ciclo, pois tal como qualquer ser vivo as árvores também nascem, crescem, reproduzem-se, envelhecem e morrem.
Para além de uma plantação simbólica de árvores na Mata Dr. Fraga e caminho de acesso, quem nos visitou teve oportunidade de observar uma exposição de fotografia denominada “Árvores Seculares” e apreciar ainda alguns dos trabalhos realizados pelos participantes do Concurso “Árvores Ecológicas” desafio lançado este ano às escolas e outras instituições. No total foram 6 os participantes, entre eles EBI/JI Prof. Manuel Jacinto da Ponte; EBI/JI de São Brás; EBI/JI Padre Dr. Laudalino Câmara Moniz;
Biblioteca Infanto – Juvenil da Casa do Povo da Maia; Ludoteca Itinerante da CPM; Junta de Freguesia da Maia.
Enquanto as crianças vindas das diferentes instituições se divertiam e aproveitavam o Sol que há muito não parecia, o júri constituído pela Directora Regional dos Recursos Florestais, Professor Francisco Sousa e Eng.ª Catarina Quintela tinham a difícil tarefa de seleccionar a árvore que melhor correspondia às exigências do regulamento proposto.
A Biblioteca Infanto – Juvenil da Casa do Povo da Maia foi a grande vencedora, seguindo-se a EBI/JI Prof. Manuel Jacinto da Ponte, em terceiro lugar ficou a Junta de Freguesia da Maia, em quarto a Ludoteca Itinerante da CPM, em quinto a EBI/JI Padre Dr. Laudalino Câmara Moniz e em sexto lugar a EBI/JI de São Brás.
O júri entregou a cada classificado um prémio de participação e ainda uma colecção de livros e material didáctico essencial para trabalhar na educação e sensibilização ambiental, colecção esta fornecida pela Autoridade Florestal Nacional à qual a Associação A Mata agradece.
Entre muitas outras actividades as crianças puderam ainda decorar pequenos vasos de pinheiros que foram gentilmente oferecidos pela DRRF e no final após um lanche oferecido pela Associação foram distribuídos por cada criança para que possam dar seguimento fora da Mata aos conhecimentos adquiridos neste dia, plantar, cuidar e respeitar as árvores e a Floresta.
Esta é uma das muitas actividades que a Associação pretende dar continuidade. A Associação aproveita a chegada do bom tempo para convidar todas as pessoas a visitar a Mata Dr. Fraga, que para quem ainda não conhece situa-se nos Barreiros, Estrada Regional Ribeira Grande – Furnas. Um espaço verde muito agradável com espaços de lazer, área reservada para churrasco e instalações sanitárias com excelentes condições.
Sem comentários:
Enviar um comentário