quarta-feira, 22 de abril de 2009

Golfe Rústico Açoriano e 174º Aniversário do Açoriano Oriental

Com o intuito de promover e divulgar a Zona Oriental do Concelho da Ribeira Grande, a "A Mata", no passado dia 18 de Abril de 2009, organizou um evento centrado numa modalidade que tem vindo a ganhar adeptos, o Golfe Rústico Açoriano. Cito"... um desporto fabuloso que nos arrasta para um contacto íntimo com a natureza, de uma forma tão simples e pura, que nem o seu parente mais próximo (o golfe tradicional), assim como nenhum outro desporto, conseguem proporcionar." Valdemar Oliveira Este evento teve lugar na bacia da Lagoa de S. Brás, por muitos desconhecida, mas possuidora de uma beleza genuina e de uma calma que enche a alma.... A concentração decorreu na Fábrica de Chá Gorreana, onde foi possivel avistar as imensas fileiras dos verdes arbustos que envolvem a Gorreana, arbustos que proporcionam a matéria prima essencial de todos as variedades de chá que ali é produzido e que tivemos o prazer de degustar.
Seguiu-se a subida até a Lagoa distribui-se os cartões de jogo e deu-se ínicio ao mesmo. Todos os participantes e visitantes tiveram oportunidade de percorrer e contemplar a magnifica paisagem que a Lagoa de S. Brás tem para oferecer.
No almoço convivio, que decorreu na Mata Dr. Fraga, não faltaram os pratos regionais e os habituais petiscos como o queijo branco em folha de conteira com pimenta da terra, os bolos da sertã, chicharros assados na sertã, polvo e carne guisada. Não faltou o arroz doce e a massa sovada que deliciaram e adoçaram a boca de todos os que por lá passaram. Os amantes da forografia puderam apreciar a 2ª edição da Exposição "Árvores Seculares" e os mais curiosos e interessados puderam percorrer a mata e conhecer as espécies arbóreas e arbustivas que foram recentemente identificadas.
No mesmo dia, A Associação " A Mata" acolheu uma iniciativa organizada pelo Açoriano Oriental, o 1º passeio de Clássicos, para comemorar o 174º aniversário deste Jornal. Neste passeio participaram quarenta e um clássicos e dez motas, o percurso teve ínicio em Ponta Delgada e terminou na Freguesia da Maia,com paragem para almoço na Mata Dr. Fraga.
Após convivio e animação com grupo de cantares da Casa do Povo da Maia, partiu-se e bolo de aniversário do Açoriano Oriental, e procedeu-se à entrega de prémios.
O sucesso deste evento só foi possível graças ao apoio de várias pessoas, e para que não me esqueça de ninguém fica um OBRIGADA a todos quanto de uma forma ou de outra fizeram deste evento, um evento a recordar...



















1 comentário:

Paulo Brilhante disse...

Acho muito interessante, e de valorizar, toda a dedicação à causa "Natureza".

Hoje, quase todo mundo querendo ser urbano, não é fácil encontrar pessoas com vontade e dedicação a uma causa que trás "frutos", mas "frutos" demorados. Daí que, quando vem a "colheita", essa é super gratificante. E mais, são "frutos” para toda uma região, não apenas para as localidades limítrofes. Nem tão pouco só para essa Região, julgo até, os benefícios trazidos são à escala global.

Portanto, sendo eu um dos participantes no convívio do Golfe Rústico, embora não tendo jogado, quero manifestar o meu agrado, o meu reconhecimento à excelente organização, em especial à Engª Sílvia Bulhões, que em tempo algum mostrou cansaço, lástima pelo pouco que gozou e pelo pouco que experimentou do notável convívio que nos proporcionou. Bem sei que o prazer e a satisfação não está só naquilo que se recebe, mas também naquilo que se oferece. E disso, eu julgo que, tanto a Engª Sílvia, como os restantes organizadores estão orgulhosos pelo trabalho realizado. Aliás, devem estar!

A todos: o meu obrigado. Parabéns!

paulo